Miar à Chuva

sexta-feira

Encontros

Nunca falei aqui neste blog sobre o bookcrossing (penso eu). Nunca falei sobre a partilha de livros e a excelente convivência com alguns membros. Nunca falei sobre a partilha de experiências e sentimentos que os livros nos trazem e dos quais podemos falar no bookcrossing. Nunca falei... porque é inútil falar. Palavras levam-nas o vento!
Já falei e até tentei convencer algumas amigas minhas a aderirem ao bookcrossing. Expliquei as vantagens e tudo o que poderiam 'ganhar' com esta experiência. Mas a mera referência a "emprestar livros" leva a que as pessoas fiquem desconfiadas e renitentes. Já expliquei que lá por registarem livros não quer dizer que alguém os irá pedir. Não adianta... É por isso que se diz que o bookcrossing é uma experiência! Não adianta falar, relatar, explicar... é preciso viver o bookcrossing.
Parece uma coisa banal, mas ninguém imagina o meu sorriso de orelha a orelha quando comunico com pessoas do outro lado do mundo, quando recebo postais de sítios que só vi nos filmes, do meu prazer em observar atentamente a letra da pessoa, a fotografia do postal, por vezes o livro...
Não há NADA como chegar a casa depois de um dia menos bom e ter um envelope amolfadado à nossa espera. Não há NADA como estar em casa e no segundo em que ouço a mota do carteiro (aquele som rouco do escape é absolutamente distinto ;-P ) paro com tudo o que estou a fazer e apenas sinto a expectativa de que ele pare e toque à campainha!
É claro que eu adoro os meus livros! É claro que me custa enviar os meus livros novinhos sem saber se irão chegar bem ao destino. Depois de quase um ano no bookcrossing ainda me custa. E mesmo quando o livro demora uma semana ou mais a chegar ao destino, ninguém imagina a preocupação que me invade.
Mas o bookcrossing não é apenas livros, é também pessoas. São as pessoas que fazem o bookcrossing diferente. Já conheci pessoas através do bookcrossing e digo que são pessoas excelentes! Pessoas comuns, com os seus problemas, sentimentos e vidas a decorrer, mas que, generosamente, nos emprestam uns minutos por dia para falarem no forum ou mesmo ao vivo. Pessoas que gostam de falar, comunicar, trocar, enriquecer (cultural e socialmente, é claro!!).
Uma dessas maravilhosas pessoas é a minha querida L., que recentemente veio a Espinho tomar um café e conviver aqui com moi ;-)
Foi uma tarde que me soube muuuito bem! Com conversa, muita conversa. Livros, excelentes livros. E com amizade! Obrigada L. pela bela tarde de conversa e generosidade de partilha...

Etiquetas: , ,

3 Comments:

  • Subscrevo completamente as tuas palavras.... :)
    Bjs

    By Blogger Sofia, at 14.9.07  

  • Agora sou eu que roubo as tuas palavras ;)
    Não são só os livros, são mesmo as pessoas como tu que por lá encontrei que fazem o Bookcrossing ser um cantinho tão especial! E quanto a encontros para pormos a conversa em dia, é só dizeres... Quem veio de sorriso no rosto fui eu com uma tarde tão beeeemmmmm passada!
    Beijinhos doces :)****

    By Blogger lftt, at 14.9.07  

  • Ainda não experimentei, mas com o meu amor pela leitura e pelos livros, se calhar devia.
    Beijinhos da Ana Cristina

    By Blogger Oficinas RANHA, at 16.9.07  

Enviar um comentário

<< Home