Miar à Chuva

domingo

Esta semana no cinema (parte 1)


País: Espanha, Malta
Género: Aventura, Drama, Romance
Distribuidora: Castello Lopes
Realização: Alejandro Amenábar
Intérpretes: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac


Sinopse:
Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria…
Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrónoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo…
Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de Cristãos.




A minha opinião:
Estranhei o início do filme, mas depois rendi-me. É soberbo. É daqueles filmes que quando sair para DVD comprá-lo-ei.
A riqueza de conflitos morais e religiosos que vemos naqueles minutos faz com que ninguém com um pingo de inteligência saia da sala sem se sentir afectado. A ignorância e a estupidez do ser humano é algo que é bom relembrarmos, para não nos auto-titularmos de seres superiores, como se fossemos uma benção que apareceu neste planeta.
O filme traz-nos a história de Hipatia de Alexandria, filósofa e matemática, criadora de instrumentos como o astrolábio, o planisfério e o hidrômetro. Odiada e temida, foi assassinada de forma brutal e cruel apenas por ser uma mulher com mais inteligência do que a maioria dos homens da altura.
Para saber mais sobre esta extraordinária mulher pode-se espreitar aqui e aqui.
Este é um dos grandes filmes a VER e a aprender!

Hypatia

Etiquetas: , ,