Miar à Chuva

sexta-feira

Nham, nham :-p

Um dia destes andava à procura de blogs de receitas e deparei-me com esta receita muito simples de fazer e que até é baratita:
Quiches de espargos e cogumelos
Ingredientes para 12 quiches (tamanho de empadas!):
Para a Massa:
1 dl de água
1 casca de limão
sal
50 g de margarina
300 g de farinha
Para o recheio:
1 lata de cogumelos laminados
50g de fiambre em tirinhas
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta
1 lata de espargos verdes de conserva
3 ovos
2 dl de leite
noz moscada
Preparação:
Leve ao lume a água com a casca de limão e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Tire do lume, retire a casca de limão, junte a margarina e deixe derreter. Deita a farinha numa tigela e deite aí o líquido. Mexa com a colher de pau até obter uma massa que se solte das paredes da tigela. Mude a massa para a bancada da cozinha e continue a amassar até ficar lisa e elástica. Deixe descansar enquanto prepara o recheio.
Leve um tachinho ao lume com o azeite e salteie aí o fiambre e os cogumelos previamente escorridos. Tempere de pimenta. Escorra os espargos, retire-lhes as pontas espigadas e reserve-as. Pique a restante parte dos espargos e junte à mistura dos cogumelos.
Ligue o forno a 180ºC.
Retire pequenas porções da massa e estenda-as com a ajuda de um rolo. Forre com a massa as formas de queques. Distribua o recheio de cogumelos e espargos pelas caixinhas de massa e, por cima, coloque as pontas espigadas dos espargos.
Parta os ovos e misture-os com o leite. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada.
Divida o preparado pelas caixas de massa e leve as quiches ao forno durante 20 a 25 minutos.
Sirva mornas ou frias.

Eu como sou uma aldrabona na cozinha alterei um pouco a receita e retirei um pouco na quantidade de espargos (que não sou lá muito fã) e adicionei cenoura (cortadinhas em rodelas fininhas) e cebolinhas doces (cortadas a meio) tudo previamente cozido. Além disso, em vez de fazer quiches individuais, fiz uma grande.
E digo-vos que ficou excelente! :-D
A receita foi tirada deste blog que irei visitar mais vezes!

Etiquetas: